Nota da Federação sobre as manifestações do dia 21 de setembro
DIA 21 DE SETEMBRO:
O POVO OCUPOU AS RUAS EM DEFESA DA SOBERANIA E DA DEMOCRACIA
No dia 21 de setembro, domingo, o povo foi às ruas e praças de todas as capitais e também de várias cidades de pequeno e médio porte, para lutar pela soberania nacional, pela democracia, contra a PEC da blindagem e contra a anistia para golpistas.
Poderosas e esperançosas manifestações populares tiveram lugar nesse dia. A voz das ruas ecoou por todo o país, assombrando aqueles que querem as trevas. As manifestações resgataram, das mãos daqueles que querem um projeto golpista para o país, os símbolos da nação: as cores verde e amarela, e a bandeira do Brasil!
Esse dia histórico foi palco de manifestações que há muito tempo não se viam no país. As mobilizações populares disseram um NÃO uníssono e bem alto contra a famigerada PEC da blindagem e a anistia para aqueles que tentaram dar um golpe de Estado, atentando de forma criminosa contra a ordem democrática.
A PEC da blindagem representa uma inaceitável tentativa de impunidade para parlamentares, instituindo privilégios que atingem o princípio da igualdade perante a lei. O PL da anistia procura livrar da prisão os inimigos da democracia.
Os movimentos sociais, os sindicatos, as centrais sindicais, as entidades estudantis, artistas de todo o país deram as mãos e expressaram um sentimento que vai além do repúdio contra atos golpistas, fascistas, elitistas, racistas, machistas. Exigiram que o Congresso Nacional paute medidas concretas em defesa do povo brasileiro, como: taxação dos super-ricos, isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, fim da escala 6X1.
As manifestações demonstraram que não admitem retrocessos sociais e políticos, ao contrário, exigem avanços da democracia e da justiça social. Quando um dos poderes da república se distancia dos interesses populares, cabe ao povo ocupar as ruas e defender seus direitos.
A FNS-B – Federação Nacional dos Sociólogos-Brasil se une a essas vozes do dia 21 de setembro e clama por Justiça Social, Democracia e Soberania Nacional!
Não à PEC da blindagem!
Sem anistia para golpistas!
Viva a Democracia!
Pela Soberania Nacional!



